domingo, 4 de outubro de 2009

Fim de Mandato



Terminei a minha missão como Deputado Muncipal em Alpiarça.


Escreve e li o meu discurso de despedida, que partilho convosco. É lamechas...Mas é meu!


"Exma. Sra. Presidente da assembleia municipal
Exma. Sra. Presidente da câmara municipal
Exmos. Srs. Vereadores
Exmos. Srs. Membros da Assembleia Municipal ou Deputados Municipais (com o
Maior respeito pelas instâncias reguladoras destas matérias de forma. E
Com o maior respeito que tenho por todos)

QUERIDOS ALIPARCENSES

Apresento-me hoje, perante todos vós, naquela que será a minha última intervenção nesta câmara enquanto membro da mesma.

Recordo-me da minha tomada de posse, há 8 anos, e do caminho trilhado até ao dia de hoje.
Recordo-me de cada um dos Membros de todas as bancadas, Presidentes, Vereadores e cidadãos atentos que seguiam e seguem pontualmente todas as sessões desta Assembleia.

Recordo-me, também, das argumentações acaloradas, do sussurrar das estratégias nas diferentes bancadas para afinar o discurso. Recordo-me das divergências e recordo-me das convergências.

A marca de água da política é a divergência de opiniões na nascente, argumentada num rio de curvas e turbulências, com o elevado objectivo da convergência possível no encontro final com o mar.

Cesso hoje o meu mandato com tranquilidade. Uma tranquilidade exactamente contrária ao nervosismo do primeiro dia.

Sim, o primeiro dia. Quem não se lembra do primeiro dia de cada momento importante da sua vida. O primeiro dia da escola, o primeiro dia que se é Pai, o primeiro dia que nos dão uma lição.

Seja uma lição de vida, seja uma lição política, também existe um primeiro dia para entender que a aprendizagem é contínua. Esse é o primeiro dia em iniciamos a nossa formação como cidadãos. Seja aos 5 ou aos 50 anos.

Porque divergência é pluralidade e pluralidade é democracia.

Muito debatemos, argumentamos, discutimos. Perguntarão, alguns, para quê?

Permitam-me que responda. Porque do debate nasce a ideia. Da ideia a inovação e da inovação nascem os projectos que tornam algo melhor. Neste caso a nossa terra. È essa a democracia que defendo e defenderei.

Espero ter sido correcto com todos, sobrepondo-se o respeito que tenho pelos adversários ao combate que travei nas matérias que discordava.

Tendo a consciência que vos respeitei, permitam-me também, de forma genuína, agradecer-vos.
Agradecer o que me ensinaram como homem e como politico. Ora discordando, ora apoiando, ora veiculando visões novas sobre a política, a nossa terra e as nossas gentes.

Agradecer a todas as bancadas, à Presidente da Assembleia que acompanhei, aos dois Presidentes de Câmara que apoiei, aos Vereadores do PS e da CDU, aos incansáveis secretários da Mesa, aos líderes das bancadas, aos membros da Assembleia, aos assessores, aos técnicos de som….no fundo aos Alpiarcenses. Porque é essa nossa condição mais nobre.

Hoje desempenhamos uma função, amanhã outra ou mesmo nenhuma. Não importa. O que importa é a função essencial de sermos Alpiarcenses, de sentir que somos desta terra e que essa terra é o nosso verdadeiro “Partido”.

Obrigado.

Pedro Miguel S.B. Gaspar

Membro da Assembleia Municipal de Alpiarça"
Pronto...Já está!
Ninguem bateu uma unica palma.

5 comentários:

Vasco Gaspar disse...

Grande Mano,

O grande Fado de Coimbra não se aplaude! ;)

Grd abraço!

Só entre nós:
acho que foi a melhor decisão política que tomaste até hoje foi veres-te livre daquele degredo político que se vive em Alpiarça. ;)

NMA disse...

Passo por aqui para subscrever o que o teu irmão disse.

Só lamento a partida de mais um quadro qualificado da vida pública.

Não sei se serve de alguma coisa, mas já sabes que terás boa companhia na travessia...

um grande abraço

Pedro Miguel Gaspar disse...

Mano Zé! O degredo, infelizmente,tem feito parte da vida politica portuguesa. Mas não podemos lutar contra isso se nos afastamos e desistimos...

Digamos que estou de licença Sabática forçada! Até breve!

Aquele Abraço

Pedro Miguel Gaspar disse...

Meu bom Amigo Nuno!

Não só me serve de muito, como que enche da alegria que nasce na esperança.

É uma honra ter camaradas de viagem que tanto gosto.

Sabes, um dia disseram-me que para vencer a mente e todos os seus bloqueios, teria de, literalmente, passar uns dias sozinho no deserto.

Na impossibilidade de lá ir, vou tirar o melhor desta viagem metafórica pelo deserto politico.

Assim darei mais valor a uma gota de água do que dei ao oceano, em tempos.

Aquele abraço Amigo

Anónimo disse...

Digamos que estou de licença Sabática forçada! Até breve!
PMG 06 Outubro 2009

Eu acredito
eddy oak